quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Projeto do Laboratório de Informática - LABIN


1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
1.1 Escola: Escola Mundo de Alice – Escola de Ensino Fundamental e Médio Politécnico da UFRGS_REGESD
1.2 Entidade Mantenedora: UFRGS-REGESD
1.3 Nível de Ensino: Ensino Fundamental e Médio
1.4 Endereço: Diário de Notícias, s/n (antigo Estaleiro Só)
1.5 Município: Porto Alegre – RS
1.6 E-mail: escolamundodealice@bol.com.br
1.7 Fone: (51) 3681-4946
1.8 Blog: http://escolamundodealice.blogspot.com


2 . Introdução
O computador é uma ferramenta muito útil no processo de ensino-aprendizagem, sendo um estímulo às pesquisas, ao raciocínio e até mesmo diminuindo a evasão escolar. A inclusão da Oficina Curricular “Informática Educacional” decorre das mudanças constantes pelas quais o mundo passa, em função da quebra de barreiras culturais e econômicas, a rapidez com que o conhecimento das diversas áreas do saber se multiplica e o acesso a novas informações se intensifica. Isto coloca para a escola novos desafios: preparar o aluno para viver em sociedade, ter acesso às informações, dar oportunidade aqueles que não têm acesso a informática e se comunicar, pesquisar e buscar soluções cada vez mais atuais e eficientes para seus problemas. Neste contexto, a tecnologia nos favorece, proporcionando direções, aprimorando os sentidos e permite-nos vivenciar situações que nunca imaginaríamos antes. Em questão de poucos anos, a tecnologia tornou-se o aspecto mais relevante desta sociedade, e de tal maneira que, ter acesso ou não à informação pode se constituir em elemento de discriminação, havendo um distanciamento entre os que conhecem e desconhecem o funcionamento dos computadores.
A Informática vem adquirindo cada vez mais relevância no cenário educacional. Sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vêm aumentando de forma rápida entre nós. Nesse sentido, a educação vem passando por mudanças estruturais e funcionais frente a essa nova tecnologia. Na educação, as tecnologias têm uma função de grande relevância, auxiliam na mediação pedagógica, aumentam a interatividade entre aluno e professor, levando um mundo de conhecimento para dentro da sala de aula, através de várias formas, principalmente a Internet que vem se desenvolvendo muito rapidamente; Além da formação e qualificação dos docentes e têm uma colaboração na mudança de paradigmas tradicionais em relação ao processo de ensino e aprendizagem, ou seja, elas se apresentam como uma nova maneira de ensinar e aprender.
Diante dessa situação, é importante que o Laboratório de Informática seja parte fundamental na escola, porque ao adaptar a Informática ao currículo escolar, estaremos utilizando o computador como instrumento de apoio às matérias e aos conteúdos lecionados, além da função de preparar os alunos para uma sociedade informatizada.
O Laboratório de Informática Educacional da Escola Mundo de Alice estará em funcionamento, usufruindo de vinte e cinco computadores novos, em rede com acesso a Internet, Dual Boot, sendo os sistemas operacionais Linux Educacional 2.0 e Windows; Atendendo aos alunos, professores e comunidade escolar.
No Laboratório de Informática Educativa, busca-se o desenvolvimento de uma prática permanentemente refletida e consequente, metodologia que leve o aluno a interagir com a tecnologia, com o objeto de conhecimento, com os colegas e professores, entendendo o computador como um recurso que permite a utilização de diferentes estratégias para a resolução de problemas, além de possibilitar simulação de situações que abrangem as diversas áreas do conhecimento.
A metodologia objetiva a criação de condições para que a aprendizagem ocorra a partir de um processo de construção do conhecimento, em ambiente interativo, em que os recursos disponíveis sejam um meio para estimular a investigação de hipóteses, o pensamento lógico, a autonomia, a sociabilidade e a postura crítica do aluno.
Este processo de construção do conhecimento é desencadeado através da realização de projetos interdisciplinares, Projetos de Aprendizagem, bem como atividades pedagógicas diversas, utilizando diferentes softwares e mídias: linguagens de programação; editores gráficos; editores de texto; softwares para construção de apresentações multimídia; simuladores; recursos da Internet, TV Escola entre outros”.



3. Objetivos Gerais

Preparar os alunos para interagir num mundo informatizado;
Oferecer, no contexto educacional, experiências de aprendizagem por meio da informática, em que utilizemos as potencialidades tecnológicas para torná-las importante recurso pedagógico; não simplesmente aprender informática, mas sim, com a informática, visando ao desenvolvimento cognitivo, sócio-afetivo e psicomotor do aluno.
Promover a construção de ambientes de aprendizagem coerentes com o contexto atual, utilizando recursos da Informática a fim de qualificar o processo ensino-aprendizagem.
Favorecer e ampliar as possibilidades de desenvolvimento cognitivo, afetivo e social dos alunos.
Capacitar estudantes, pais, professores, equipe diretiva, funcionários e comunidade em geral, visando o conhecimento dessa ferramenta como recurso utilizado na construção do conhecimento.
Integrar a escola à comunidade, através do atendimento às demandas, confirmando o papel da escola como espaço disseminador e irradiador de cultura.


4.Objetivos específicos:

4.1. Ensino Fundamental – Séries Iniciais
Introdução ao uso do Computador
Informações gerais importantes sobre o uso do computador. Como utilizá-lo, tanto na Educação Infantil, como na 1ª à 5ª séries.
Apropriar-se gradativamente (de acordo com a faixa etária) dos termos específicos de informática.
Identificar os componentes principais de um computador.
Identificar os dispositivos de armazenamento.
Ligar e desligar um computador de forma segura.
Apresentar a tela e alguns conceitos do Windows – ícone, arrastar, clicar, botão Iniciar, iniciar um aplicativo, salvar e imprimir um documento etc.

4.2. Ensino Fundamental – Séries Finais e Ensino Politécnico
Distinguir e comparar as diferenças da utilização de uma linguagem, com aplicativos e ferramentas;
Conhecer, utilizar e distinguir a arquitetura dos ambientes: Windows E INTERNET;
Conhecer e utilizar os recursos básicos de aplicativos: Edição de Textos, Apresentação Eletrônica, Planilha Eletrônica, Jogos Educativos, Jogos de raciocínio e Lógica, Web Sites, Web Quest e Mapas Conceituais;
Organizar e gerenciar arquivos em mídias, disco rígido e rede;
Pesquisar e explorar recursos de elaboração e utilização de Website, Blog e Home Page;
Elaborar Projetos de pesquisa escolar através de recursos multimídia;
Utilizar ferramentas de importação, filtragem, vinculação e assistentes para o complemento de elaboração de trabalhos;
Criação de Boletim Informativo Eletrônico utilizando-se dos recursos oferecidos pelos aplicativos e ferramentas;
Conhecer as diferentes formas de comunicação eletrônica: E-Mail, Chat On-Line, Fórum e Videoconferência;
Criar slide-show e aplicar suas formas de mídia;
Conhecer e aplicar as principais funções de um browser.

4.3 Normal
• Disponibilizar as noções básicas, teóricas e práticas, sobre Informática para alunos do curso de
Normal;
• Refletir sobre o uso do computador na educação como ferramenta no processo ensino-aprendizagem;
• Entender e praticar a informática educativa de forma criativa e reflexiva;
• Entender as novas abordagens pedagógicas interferindo no processo ensino-aprendizagem e na sociedade;
• Despertar uma reflexão sobre os softwares pedagógicos, análise e avaliação;
• Capacitar os alunos a comporem apresentações eletrônicas;
• Capacitar os alunos na comunicação da sociedade da informação: navegarem na internet, bem como enviar e ler e-mails;
• Explorar os editores de texto a nível intermediário.




5.METODOLOGIA

A abordagem metodológica seguirá a mesma linha da escola que emprega a Pedagogia Montessoriana, na qual o aluno participa, bem como do processo ensino-aprendizagem: como construtor do seu conhecimento. O professor, nesse processo, atua como orientador e mediador.
Como estratégias principais serão empregadas:
a)desenvolvimento de projetos concomitantes com outras disciplinas
b)aulas expositivas;
c)aulas práticas de laboratório;
d)formação de grupos para desenvolvimento de projetos;
e)apresentação de trabalhos em aula;
f)pesquisa na rede mundial de computadores – Internet.

6.Avaliação
A avaliação será, também de acordo com o PPP da escola, onde “a avaliação é um processo contínuo e permanente, uma vez que o compromisso maior se faz na construção do conhecimento que serão percebidas através do desenvolvimento de habilidades, atitudes, hábitos, valores e competências.”. (PPP da escola Mundo de Alice)
Para tanto, a avaliação da disciplina será realizada em duas partes: objetiva e subjetiva.
Na avaliação objetiva serão realizadas fichas de exercícios e trabalhos realizados nas mídias.
Na parte subjetiva, serão realizadas auto-avaliações, observação da participação nas aulas e nos trabalhos em grupo, na colaboração e respeito com os colegas e com o grupo e na utilização adequada dos equipamentos do laboratório.
Os estudos de recuperação serão contínuos e ao longo dos trimestres.

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