quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Web rádio da Escola Mundo de Alice

Sugestão modelo para a programação da rádio-escola:
* Organização: edição semanal de 25 a 30 minutos.
* Início: vinheta musical com o anúncio do nome da rádio e dos programadores – radialistas de cada transmissão.
* Abertura: radialistas (de preferência no mínimo duas pessoas e no máximo quatro) cumprimentam-se e fazem o mesmo com o público ouvinte.

            Num diálogo informal apresentam a primeira etapa da transmissão, comentando sobre o que haverá de importante nesta edição.

            Chamada para o programa de entrevistas, toca-se uma vinheta onde é anunciado o nome do/a entrevistador/a.

* Entrevista: Fala descontraída, porém com conhecimento exato do que pretende ser transmitido. Aqui é o/a repórter... (nome do entrevistador), estamos aqui nos estúdios da web-rádio Mundo de Alice com quatro convidadas ilustres e fundadoras da escola, elas irão nos contar um pouco desta trajetória, a filosofia, os objetivos e a metodologia de trabalho. Que sejam muito bem vindas a professora e diretora Sônia Maris Rittmann e as professoras e vice-diretoras Neusa Loreni Vinhas, Leila Quintana de Aguiar e Jésica Hencke.

            Após a apresentação inicial serão realizados alguns questionamentos previamente traçados e outros que surgirão à medida da entrevista, tais como:

à Por qual motivo a escola recebeu este nome?
à Como se deu a estruturação pedagógica da instituição?
à O método de trabalho montessoriano, incorporado à educação brasileira com o intento de superar a escola tradicional não teve grande êxito sendo restrito a algumas poucas instituições, por qual motivo foi escolhido para guiar esta instituição?
à Pode nos descrever alguns espaços e projetos que estão sendo implementados na presente escola.
            Os questionamentos seguirão este viés de especulações, primeiro para desvendar e tornar conhecida de todos a proposta educacional, além de exercer o processo dialógico e investigativo da rádio-escola.

            Vinheta musical para encerrar a entrevista.
* Radialistas: comentam a entrevista e chamam a próxima parte da programação.
            Como trata-se da edição de abertura, será transmitida a declamação do texto de José Augustin Goytisolo: A melhor escola (material presente no blog).

* Radialistas: familiarizando-nos com a loucura ou quem sabe com o mundo do Faz de Conta, convidamos nossos ouvintes para o Mundo da Literatura e começaremos nosso trabalho com Lewis Carroll que nos presenteou com o belíssimo livro “O Mundo de Alice”.

* Literatura em Ação: vinheta musical anunciando a programação, nesta edição serão lidos alguns trechos do livro “Alice no País das Maravilhas”, além de expor de forma sucinta a biografia do autor. Fechamento com a vinheta musical deste programa.

* Radialistas: comentam sobre o trabalho apresentado dando suas opiniões (sendo estas embasadas numa pesquisa precedente).

* Programação musical: mantendo a lógica interdisciplinar e lúdica que a escola busca desenvolver continuamente, nesta edição iremos trabalhar com a artista Adriana Calcanhoto, contando um pouco de sua trajetória e fechando a emissão radiofônica, desta edição, com a música:

Fico Assim Sem Você


Avião sem asa, fogueira sem brasa
Sou eu assim sem você
Futebol sem bola,
Piu-piu sem Frajola
Sou eu assim sem você

Por que é que tem que ser assim
Se o meu desejo não tem fim
Eu te quero a todo instante
Nem mil alto-falantes
Vão poder falar por mim

Amor sem beijinho
Buchecha sem Claudinho
Sou eu assim sem você
Circo sem palhaço
Namoro sem amasso
Sou eu assim sem você

Tô louca pra te ver chegar
Tô louca pra te ter nas mãos
Deitar no teu abraço
Retomar o pedaço
Que falta no meu coração

Eu não existo longe de você
E a solidão é o meu pior castigo
Eu conto as horas
Pra poder te ver
Mas o relógio tá de mal comigo

Por quê? Por quê?

Neném sem chupeta
Romeu sem Julieta
Sou eu assim sem você
Carro sem estrada
Queijo sem goiabada
Sou eu assim sem você

Por que é que tem que ser assim
Se o meu desejo não tem fim
Eu te quero a todo instante
Nem mil alto-falantes
vão poder falar por mim

Eu não existo longe de você
E a solidão é o meu pior castigo
Eu conto as horas pra poder te ver
Mas o relógio tá de mal comigo (2x)

            Vinheta de fechamento.

Convidamos a todos para ouvir nossa próxima edição, na qual, teremos como convidada especial a professora e bibliotecária Lauralice Marcolin Heberle que nos deixará a par do trabalho desenvolvido na biblioteca, juntamente com os projetos de leitura e propostas de pesquisa neste ambiente.

Até breve e obrigado/a a todos/as os/as ouvintes.
Vinhete de fechamento da edição radiofônica.

            Além deste modelo, poderão ser desenvolvidas algumas programações como os seguintes exemplos:
* consultório sentimental: com leitura de cartas sobre questões relacionadas a crescimento, adolescência e mudanças comportamentais; sendo as mesmas respondidas por dois alunos que serão os responsáveis por este fragmento da apresentação;
* diário do explorador: onde será explorado um assunto com múltiplas perguntas dos radialistas, temas relacionados à vida cotidiana, ou com o assunto apresentada na entrevista.
* rádio novela;
* sarau de poesias;
* contação de histórias;
* anúncio dos eventos que estão ocorrendo na escola, seguido de convite para apreciar as exposições sempre expondo o objetivo de cada e o nome dos responsáveis pelo evento.
            Outras possibilidades serão obtidas, com o aprimoramento da rádio e sua prática semanal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário